Sexta-feira, 22 de Setembro de 2006

Os egos dos professores

Existem dois tipos de professores, os professores de alma e os professores de canudo.

Os primeiros são simplesmente professores, considerando e respeitando todos quantos exercem esta profissão e possuem habilitação profissional para a docência. Os segundos são aqueles que vêem a profissão como professores de primeira e professores de segunda. É aqui que entra o ego. Fazemos ambos parte do mesmo organismo vivo. Perdoem-me as formigas, mas vou comparar a nossa profissão a um formigueiro: se todos colaborarmos, independentemente da nossa origem e formação, para o bem final, todos beneficiam, se os guardas entenderem que merecem mais consideração que as obreiras, então entra-se numa espiral de destruição, onde até os mais fortes perecem.

Um encarregado de educação que seja a favor do prolongamento de horário no formato em que ele está implementado, isto é, à custa dos professores que já estão no sistema, não deve ser um bom professor (por certo não gostarão deste pequeno ataque, mas eu também não gosto dos deles que dizem que concordam e que eu é que estou errado). Este é o princípio do fim, irmão contra irmão, que leva à desunião. Esse encarregado de educação que também é Professor, também faz prolongamento de horário, e eu interrogo-me sobre se fará a planificação diária e respectivos materiais nas horas que restam, ou dará do seu tempo pessoal?

Vou terminar com um pequeno trocadilho: Costuma-se dizer que em Roma faz como os Romanos, mas aqui querem que façamos como os romanos, mas sem estar em Roma, ninguém faz mas querem que nós façamos.


publicado por Pedro Santos às 14:22
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De ESR Amarante a 28 de Setembro de 2007 às 20:12
Sempre é mais bonito dizer do que fazer. " Olhai para o que eu digo, não olhes para o que eu faço". Os professores estão cada vez mais separados dos elos que os ligam à união. O professores de alma são os que mais se entregam mas também os que mais sofrem, pois para não arranjarem atritos , são "sovados"... Os professores de canudo são aqueles que viram no ensino um refugio, pensando eles, que dificilmente fosse abalado ou remexido. Enganaram-se redondamente.!!!


Opinar

.Mais sobre mim


. Ver perfil

. Adicionar como amigo

. 1 seguidor

.Visitas bemvindas

.Setembro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.O que escrevo

. O ataque ao direito ao tr...

. E o decreto-lei 132/2012,...

. Mutualização da dívida do...

. Um pensamento sobre o sub...

. A crise e a poupança

. Uma análise à crise portu...

. Se eu fosse Primeiro Mini...

. O Minsitério da Educação,...

. O Excessso de Zelo

. O 5º Congresso Educação

.Portas para outras dimensões

.Quem me liga

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

.Procure(a)

 

.Portas para outras dimensões

SAPO Blogs

.subscrever feeds