Segunda-feira, 1 de Outubro de 2007

O Factor C (em 20 de Junho de 2006)

Sou professor. Acima de tudo, professor. Gosto de ser professor.
Li, e penso ter lido bem, que os professores passarão a ter de realizar uma "entrevista" para aferir do seu perfil. Parece-me outra palavra para "factor C".
Devemos, a bem da dignidade e integridade das instituições, acreditar que quem entrevista é imparcial e objectivo... mas... numa entrevista nada é objectivo, tudo depende do carácter subjectivo de quem ouve e observa. Mas, consideremos que a pessoa efectua uma "má avaliação", como é que se corrige essa situação, e o que acontece ao " mau avaliador"? Que critérios nortearão estas entrevistas, tendo eu alguma experiência do que acontece nos concursos para lugares em Câmaras Municipais e afins, onde se verifica que nem sempre os melhores são seleccionados para os lugares, mas antes pessoas que, não duvidando da sua capacidade intrínseca, aparentemente não possuem melhor currículo. É aqui que entra a entrevista. Falo com conhecimento de causa. Num concurso para contratação de professores de Educação Física para um projecto de apoio ao 1º Ciclo do Ensino Básico numa Câmara Municipal, independentemnte de ter 5 anos de experiência a dar aulas de natação, fui preterido em prol de pessoas acabadas de formar. Melhor nota não tinham, experiência profissional é dificil, pela idade dos candidatos, por isso acredito que só pode ter sido a entrevista a determinar a adequação do perfil. Digam-me os senhores se não parece "factor C"? Se isso entrar nas contas como critério de selecção para o concurso de professores, é preciso primeiro definir a latitude da entrevista, as consequências para os avaliadores, ponderar as consequências para os avaliados, e isso para "hoje", e não para "critérios a definir em Despacho posterior".


publicado por Pedro Santos às 14:14
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